Projeto KARA: o futuro está próximo


     No ano de 2005 a empresa Quantic Dream revolucionou o modo de ser pensar e de se jogar video game quando apresentou The Casting, uma pequena demonstração tecnológica que explorava as possibilidades de sua nova engine para Ps3.  Apresentação que mais tarde se tornaria o tão aclamado Heavy Rain o primeiro jogo de ação com representações tão reais que nos faziam entrar na vida do personagem.
    Outras empresas tentaram como em L.A. Noire da Team Bounfi que teve atuações bem fracas e Uncharted da Naughty Dog que acabou se focando na ação e efeitos gráficos que em uma atuação mais dramática.
    Com certeza Heavy Rain não é perfeito teve vários outros problemas, mas desde então a Quantic Dream tem procurado soluções para criar o melhor drama humano interativo já produzido.

"O nosso objetivo na altura com The Casting foi usar o motor de jogo para ver como poderíamos apresentar diferentes emoções," disse Cage 

    A empresa tem tentado ver o que seria preciso em termos de tecnologia mas também com a representação, e trabalhar com o ator no palco para ter esta performance passando está profundidade para a engine. Aprendemos muito disso em Heavy Rain.
  
"Quando Heavy Rain ficou pronto, pensamos porque não fazer exatamente a mesma coisa com pequenas sequências em tempo real, na engine do jogo, para ver como o nosso próximo jogo vai se beneficiar do que aprendemos?"


'Quantic Dream fala sobre Kara' Screenshot 1

     Esta é Kara, o resultado do recente trabalho da Quantic Dream no PS3, e do seu investimento em novas instalações para captura de movimentos. Novamente é uma mulher sozinha com uma performance  dramática e forte, mas as diferenças entre The Casting e do projeto Kara são gritantes.
    A fundação de Kara é a nova engine do estúdio, e eles deixam bem claro que estevam descontentes com o motor anterior, pois existiam muitas coisas que ele não suportava.  O mais incrível disso tudo é que Kara foi produzida a um ano atrás e a engine já foi toda remodelada desde então, sendo assim o video mostrado de Kara usa apenas 50% da capacidade atual da nova engine.
    A Quantic Dream investiu muito para conseguir o que se tem de melhor em captura no mundo e seus sistema é único, pois trabalha com captura de performance completa que é em resumo a gravação de imagens de uma só vez enquanto as outras empresas de jogos usa um performance dividida que captura parte por parte usando vários Takes de filmagem.



O processo de captura dividida até que funciona bem e já foi usado em grandes jogos incluindo Heavy Rain, mas a empresa decidiu que para alcança um novo nível de representação e maior performance dos atores precisaria mudar este processo. 
    Com isso investiram muito dinheiro em melhorias como por exemplo Heavy Rain que foi gravado com 28 câmeras e agora o estúdio utiliza 65. Também houveram mudanças tecnológicas drásticas que deixaram todos os processos mais rápido podendo gravar uma cena de manhã e já conseguir visualizar a mesma cena in-game a tarde.
    Cage diz que no passado ele mesmo atual como Lucas Kane em Fahrenheit do Ps2, mas que já em Heavy Rain devido ao grande avanço no sistema de captura a empresa teve que contratar bons atores para não desperdiçar o potencial de captura da engine. Novamente isso se repete, pois desta vez Valorie Curry que participou de Twilight: Breaking Dawn foi a escolhida para atuar com Kara.
    Com o potencial alcançado não conseguimos imaginar uma cena com alguem que não tenha talento, pois a tecnologia se tornou mais precisa e detalhada dando mais sutileza e sem talento artístico com certeza isso será notado pelos jogadores.
    A Valorie foi escolhida entre 100 candidatas com Cage em Los Angeles, e ele conta que quando entrou na sala estava claro que o papel era feito para ela.  O video em si é influenciado por Singularity is Near de Ray Kurzweil, no qual a tecnologia foge do controle da humanidade. Pensando na primeira máquina a se tornar consciente, a se sentir viva e que é humana ou apenas um erro dentro de uma fábrica que nunca deveria ter acontecido, mas aconteceu. Com certeza isso é o principio de algo e só nos resta esperar pelo novo grande game que a Quantic está produzindo.




0 comentários:

Postar um comentário